NEW MUSIC ENSEMBLE

NEW MUSIC ENSEMBLE

Londres | UK


fundador | RODRIGO B. CAMACHO | PLACE

diretora | SARA RODRIGUES | PLACE

performer | GABRIELE CAVALLO | PLACE

general manager | ROXANNA ALBAYATI



logo low res

O NME (New Music Ensemble) é um grupo de criadores de música contemporânea e arte performativa. Nele reúnem-se indivíduos com diferentes competências e experiências, de diferentes historiais socioculturais e educacionais, para se projetar os próximos passos de uma contemporaneidade artística transnacional.

A partir de um cerne oriundo das tradições de composição musical, o grupo já há muito que se despregou das claras e recorrentes limitações do seu campo, e direcionou-se por isso para dentro da arena maior das artes performativas em geral.

Estas são algumas das disciplinas que o NME encoraja os seus criadores a trabalhar: dança e coreografia, poesia e literatura performativa, instalação performativa, teatro experimental, media fixa (modelos de percepção ativa), manipulação eletrónica ao vivo, arte experiencial e improvisação.


O NME SOBRE IDEIAS

Um peça de trabalho que não questiona nada, não está aqui a fazer nada

o que é música? porque é música? onde é música? para quem é música essa coisa que ela é? quando é… o som? música é o “fazer som”? o que é som? é movimento? que tipo de movimento? o movimento de um braço que pressiona um arco contra as cordas de um violoncelo? o movimento de um planeta na sua órbita? o movimento de um dançarino produzindo sons enquanto salta pelo espaço? o movimento de moléculas de ar vibrando em padrões complexos? o movimento de eletrões oscilando em elipses regulares? todo o som é música? podem todos os sons tornar-se música? o que tem de acontecer para que isso aconteça? alguém terá de querer isso? terá alguém de fazer qualquer coisa? quem é elegível para que o faça? uma dada música fica mais forte quando muita gente quer que essa seja música? enfraquece quando muita gente não a reconhece como algo que gostassem de ouvir como música? musica é arte? como é que é performativa? pode ser silêncio? o que é silêncio? o silêncio existe na realidade? tem de ser real? não pode ser imaginado? precisa dizer alguma coisa? tem de ser intelectual? é linguagem? pode ser como linguagem? como pode sempre ser arte? estamos todos enganados?

O NME acredita em perguntas difíceis…

O NME SOBRE INOVAÇÃO

Inovação não é em si um objetivo primordial, nem uma missão autónoma; no entanto, sempre que possível ou pertinente, qualquer membro do grupo deverá ser sensível às oportunidades para inovar. Isto envolverá todavia algum risco, mas isso é sem dúvida algo em que o NME apostará sempre com confiança!

O NME SOBRE AÇÃO INTERNACIONAL

O NME está aberto a oportunidades externas e tenta ativamente desenvolver parcerias e estender as suas ações no estrangeiro. Deste modo, aposta na construção de um circuito internacional estável, através do qual as pessoas envolvidas em projetos podem beneficiar da uma mobilidade potenciada por instituições parceiras e seus países.